Até o momento, temos 10.531 vias cadastradas em 1.843 locais de 445 cidades de 24 estados brasileiros, sendo 4.895 vias Tradicional Clássica, 4.820 vias Esportiva, 647 vias Bouldering, 65 vias Big Wall, 8 vias Via de descida, 71 vias Artificial, 9 vias Psicobloc e 16 vias Tradicional Esportiva.
Descrição: Senão o mais difícil, certamente um dos trechos mais difíceis desta aventura está na caminhada de aproximação. Após cerca de 10 horas de caminhada, pelo belo - porém perigoso - Rio Soberbo, chega-se à base das vias "Crazy Muzungus" e "Almas Defumadas". A via começa pelas duas enfiadas em comum à Crazy Muzungus, por cerca de 100 metros em cliffs de buraco de 1/2", e segue depois pela direita. A terceira enfiada da via é graduada em A2 ou A2+, com cliffs de agarra, buraco e equipamento móvel, e a quarta enfiada é que concentra o trecho mais difícil em artificial, graduado em A3 e onde pode eventualmente se fazer necessário o uso de copperheads. O final desta enfiada se faz em um platô. Mais uma ou duas enfiadas, chega-se ao platô de bivaque. Dali em diante, é necessário mais um dia cheio de escalada, até chegar-se ao "ombro" do Garrafão, na base da rolha. Ali pode ser feito mais um bivaque para, no dia seguinte, vencer-se o trecho final, que concentra o lance em livre mais difícil da escalada, graduado em VIIa. Em se atingindo os objetivos diários, ou seja, atingindo-se os pontos certos de bivaque, é possível realizar toda a escalada sem a necessidade de portaledges. A via recebeu apenas uma repetição por completo que ficou a cargo de Marius Bagnatti, Capachão e Chiquinho Hartmann. A dica é utilizar uma gruta, próximo à base das vias, como abrigo. Próximo a ela, também há um ponto para coleta de água.
Obs: é necessária a autorização prévia do Parnaso para a realização desta escalada.
Equipamento mínimo necessário:
2 jogos de camalots completo do ( # 0.3 ao #6 ou #5 antigo)
Aviso legal: Os comentários publicados neste fórum são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. As opiniões, informações e conteúdos expressos pelos usuários não representam, em nenhuma hipótese, a posição, visão ou concordância do Escaladas.com.br. Cada participante é pessoal e legalmente responsável pelo que escreve e publica.
Comentários